quinta-feira, 21 de maio de 2015

PROJETO: PROJETO COMBATE AO ABUSO E À VIOLÊNCIA SEXUAL

PROJETO: PROJETO COMBATE AO ABUSO E À VIOLÊNCIA SEXUAL
 ESCOLA ESTADUAL EMBAIXADOR JOSÉ BONIFÁCIO.

DURAÇÃO: 2 SEMANAS


INTRODUÇÃO

O dia 18 de maio tornou-se referência no combate à violência sexual contra crianças e adolescentes em decorrência da violência contra uma criança ocorrida em 1973, em Vitória, Espírito Santo. A menina Araceli, com apenas 08 anos de idade foi seqüestrada, drogada, violentada e cruelmente morta por jovens de classe média-alta da sociedade capixaba. Os mesmos nunca foram punidos pelo crime que cometeram. (COMITÊ NACIONAL DE ENFREN-TAMENTO DA VIOLÊNCIA SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTE, 2011) Em decorrência deste fato, o dia 18 de maio de 2000 foi instituído, através da Lei n°9.970/00, como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, e traz consigo um importante alerta à sociedade para o reconhecimento da problemática e sua denúncia.


REFERENCIAL TEÓRICO:

Conforme o art. 227 da Constituição Federal de 1988: Art. 227. É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.

JUSTIFICATIVA:

Alerta sobre a violência e o abuso sexual, nos últimos tempos.
Conscientizar sobre as medidas a serem tomadas em situações com as referidas acima.
A Equpe Escolar considera que o espaço escolar deve tornar-se um dos primeiros espaços de discussão, reflexão e denúncia das suspeitas ou de casos confirmados de violência contra crianças e adolescentes, pois a própria escola deve participar dessa luta, dando voz e defendendo os meninos e as meninas como sujeitos de direitos.

OBJETIVO GERAL:
 Estimular, através de trabalhos didáticos e diálogos, o desenvolvimento de posturas necessárias para o enfrentamento à violação de direitos humanos sexuais de crianças e adolescentes.

METODOLOGIA:

Trabalhar com mostra dos trabalhos feitos pelos alunos.
Palestra com o Sargento Santos

Dinâmica “O que você faria se...” – a dinâmica proposta buscava levantar situações de violência contra crianças e adolescentes e solicitar aos alunos alternativas para escapar das situações.




AVALIAÇÃO:

O aluno sera avaliado durante todo trabalho e no momento das apresentações, de acordo com a participação.
A devolutiva ocorreu mediante a confecção de um mural, que apresentava os desenhos dos alunos e a matéria lançada no jornal.

BIBLIOGRAFIA

CONSTITUIÇÃO FEDERAL disponível em
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm
WAISELFISZ, J.J. Mapa da violência 2012. Os novos padrões da violência homicida no Brasil. São Paulo: Instituto Sangari. 2011.
___________. Mapa da violência 2011. Os jovens do Brasil. Brasília: Ministério da Justiça, Instituto Sangari. 2011.
Aos adultos, além da sua responsabilidade legal de proteger e defender crianças e adolescentes cabe-lhes o papel pedagógico da orientação, acolhida buscando superar mitos, tabus e preconceitos oferecendo segurança para que possam reconhecer-se como pessoa em desenvolvimento e envolverem-se coletivamente na defesa, garantia, e promoção dos seus direitos.
Queremos convocar todos: Família, Escola e Comunidade, para assumirem o compromisso no Enfrentamento da Violência Sexual, promovendo e se responsabilizando para com o desenvolvimento da sexualidade de crianças e adolescentes de forma digna, saudável e protegida.



Vídeo produzido pelos alunos do 3º ano
Henrique e Gabriela

























































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