Em grandes grupos, em dupla ou até mesmo sozinho é
possível integrar diferentes matérias e levar os alunos a compreender
plenamente os conteúdos curriculares
MULTI, INTER E TRANSDISCIPLINARIDADE
A
multidisciplinaridade acontece quando um tema é abordado por diversas
disciplinas sem uma relação direta entre elas. Se o objeto de estudo for o
Cristo Redentor, por exemplo, a Geografia trabalhará a localização; as Ciências
tratarão da vegetação local; as Artes mostrarão por quem a escultura foi feita
e por que está ali. Mas as abordagens são específicas de cada disciplina e não
há interligação.
Na
interdisciplinaridade, duas ou mais
disciplinas relacionam seus conteúdos para aprofundar o conhecimento. Dessa
forma, o professor de Geografia,ao falar da localização do Cristo, poderia
utilizar um texto poético, assim como o de Ciências analisaria a história da
ocupação da cidade para entender os impactos ambientais no entorno.
A
transdisciplinaridade é uma abordagem mais complexa, em que a divisão por
disciplinas, hoje implantada nas escolas, deixa de existir. Essa prática
somente será viável quando não houver mais a fragmentação do conhecimento.
Como ensinar relacionando disciplinas
• Parta de um problema de interesse geral e utilize as disciplinas como ferramentas para compreender detalhes.
• Como um professor especialista, você tem a função de um consultor da turma, tirando dúvidas relativas à sua disciplina.
• Inclua no planejamento idéias e sugestões dos alunos.
• Se você é especialista, não se intimide por entrar em área alheia.
• Pesquise com os estudantes.
• Faça um planejamento que leve em consideração quais conceitos podem ser explorados por outras disciplinas.
• Levante a discussão nas reuniões pedagógicas e apresente seu planejamento anual para quem quiser fazer parcerias.
• Recorra ao coordenador. Ele é peça-chave e percebe possibilidades de trabalho.
• Lembre-se de que a interdisciplinaridade não ocorre apenas em grandes projetos. É possível praticá-la entre dois professores ou até mesmo sozinho.
Como ensinar relacionando disciplinas
• Parta de um problema de interesse geral e utilize as disciplinas como ferramentas para compreender detalhes.
• Como um professor especialista, você tem a função de um consultor da turma, tirando dúvidas relativas à sua disciplina.
• Inclua no planejamento idéias e sugestões dos alunos.
• Se você é especialista, não se intimide por entrar em área alheia.
• Pesquise com os estudantes.
• Faça um planejamento que leve em consideração quais conceitos podem ser explorados por outras disciplinas.
• Levante a discussão nas reuniões pedagógicas e apresente seu planejamento anual para quem quiser fazer parcerias.
• Recorra ao coordenador. Ele é peça-chave e percebe possibilidades de trabalho.
• Lembre-se de que a interdisciplinaridade não ocorre apenas em grandes projetos. É possível praticá-la entre dois professores ou até mesmo sozinho.
FONTE
: http://revistaescola.abril.com.br/formacao/interdisciplinaridade-avanco-educacao-426153.shtml
Supervisora
Elen Viriato
Nenhum comentário:
Postar um comentário